Um modelo de gestão significa um conjunto de ações e estratégias previamente definidos visando chegar a um resultado ou a vários resultados, de preferência, simultaneamente.
A escolha do modelo de gestão precisa levar em consideração várias características da empresa, principalmente, em relação a sua classificação, quanto ao seu porte, ou seja, se trata-se de uma empresa de pequeno porte, médio porte ou uma grande empresa.
Em se tratando de empresas de médio e grande porte, muitas vezes precisam ajustar seu modelo de gestão conforme as exigências do mercado, principalmente quando se relacionam comercialmente com multinacionais, as quais podem exigir modelos de gestão baseado na excelência ou exigir normatizações como ISO (Organização Internacional de Padronização).
No entanto a maioria das empresas brasileiras estão enquadradas como empresas de pequeno porte, onde o modelo de gestão mais comum está estruturado com as seguintes áreas:
Gestão de Pessoas. Nesta área elabora-se o organograma da empresa, descreve cargos e as funções, as normas de funcionamento da empresa, os critérios para contratar, treinar, remunerar e dispensar colaboradores.
Área Comercial ou Marketing e Vendas. Esta área é responsável pelo planejamento das vendas, pela definição de metas, definição de comissões sobre vendas, posicionamento da marca e dos produtos, relacionamento com clientes entre outras atividades.
Área Financeira. A área financeira é responsável pelos seguintes controles: Controle de caixa, o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultados, os incidadores financeiros como exemplo a margem de contribuição, a lucratividade, e a rentabilidade, entre outras ações inerentes a área.
Gestão da Produção. Quando se trata de indústria, precise-se de um olhar especial para o setor de produção, o qual é responsável pela definição da capacidade de produção da empresa, pela manutenção das máquinas e equipamentos, pela qualidade dos produtos, pela ergonomia e segurança do trabalho e por demais ações necessárias para manter a empresa em crescente desenvolvimento.
Planejamento Estratégico. O Planejamento Estratégico não é uma área específica da empresa, mas uma metodologia por meio da qual se define a Missão da empresa, seus Valores, sua Visão de Futuro, seus pontos fortes e pontos fracos e as ameaças e as oportunidades que o mercado oferece.