Quando se fala em precificação é preciso entender duas questões: a primeira é que preço de custo é um método e valor de venda é uma estratégia.
Em se tratando de método, o custo pode ser composto de duas formas: Por meio do custo direto, ou seja, define-se o custo de um produto ou serviço considerando tudo aquilo que vai diretamente na composição do produto ou serviço. Por exemplo: Em uma indústria a composição do custo de um produto é feita pela soma da matéria-prima, embalagens, impostos e fretes incidentes sobre a compra, mão de obra direta, custos de uso de máquinas e equipamentos usados na produção. Este é considerado o método direto. Para o método indireto, além destes custos citados, faz-se o rateio de custos como aluguel, mão de obra de outros setores e demais custos fixos que a empresa possa ter.
É importante saber que não existe um método padrão, porque cada ramo de atividade tem suas especificidades e requer uma análise de precificação considerando todas as características do negócio.